Piano traz muitos benefícios para crianças e para adultos. O piano desenvolve a memória, a concentração motora, conecta a família, transforma a pessoa em uma pessoa mais organizada e disciplinada, entre muitos outros benefícios.
A personalidade de um adulto se forma durante a sua infância, e com todos esses benefícios que a prática de piano proporciona, há grandes chances da criança se tornar um adulto ainda mais disciplinado, focado e criativo. Que pais não querem isso para o seu ou sua filho(a), não é mesmo?
As crianças em especial são curiosas, e não é segredo para ninguém que elas têm uma facilidade enorme para aprender coisas novas. Diante disso, não há duvidas que essa é a melhor idade para introduzir um instrumento na vida de uma criança.
Mas por que o piano é especial?
Qualquer instrumento irá estimular a criança de um jeito ou de outro, porém o piano fará esse papel de uma forma especial. A prática do piano melhora a vida delas para além do instrumento, ajudando-as no seu desenvolvimento pessoal e profissional futuro, ensinando disciplina e organização.
Ainda, as habilidades cognitivas e comportamentais adquiridas com a prática do piano irão facilitar não só a aprendizagem escolar dessa criança, mas também auxiliá-la a ser sociável, persistente e mais criativa.
Ah, e não podemos esquecer de citar que o piano pode ser usado para tocar qualquer tipo musical. Praticamente todas as músicas podem ser tocadas nesse instrumento que encanta tantas pessoas há tanto tempo!
Com quantos anos uma criança pode começar a tocar piano?
A verdade é que não há um marco estipulado para isso. Crianças estão em constante evolução e em constante aprendizado, portanto, a partir do momento que os pais entenderem que seu ou sua filho(a) deve aprender a tocar piano, estes devem começar a introduzir a música nas suas vidas.
Introduzir a música não é sinônimo de matricular a criança em uma aula de piano, mas sim de abrir o mundo da música para a criança com melodias simples, ir com ela a uma oficina específica, para aos poucos notar as sensações que a música desperta nela.
Após essa introdução, quando a criança já estiver com uma visão diferente desse mundo, é o momento de introduzir o piano na sua vida. Essa segunda fase é recomendada a partir dos 3 a 4 anos de idade, que é quando a criança já tem um maior controle sobre ela mesma, principalmente sua coordenação.
Acompanhamento
Uma dica de ouro é acompanhar o aprendizado do seu ou sua filho(a). Ninguém é obrigado a gostar de determinado instrumento só porque os pais gostam.
Em outras palavras: existe sim a possibilidade de uma criança não gostar da atividade, não gostar inclusive do professor escolhido, e forçar que essa continue praticando contra sua vontade pode fazer com que a criança tenha aversão ao instrumento. E provavelmente essa é a última coisa que um pai / uma mãe que ama o instrumento quer, certo?
Não gostar do(a) professor(a) muitas vezes não tem a ver com a própria pessoa, não quer dizer que ele(a) maltratou o seu filho ou sua filha, mas simplesmente que não foi capaz de atender suas expectativas ou seus desejos, ou não teve a melhor didática.
Ainda sobre professores, é importantíssimo citar que a relação aluno – professor introduzida nas fases iniciais da vida é um ponto crucial quando o assunto é colocar a criança em uma escola de música. Saber ouvir é uma das maiores virtudes de um adulto, e uma criança que praticamente nasce com isso irá introduzi-la automaticamente na sua vida.
Dicas valiosas para crianças gostarem e aprenderem a tocar piano
• Acompanhe a evolução do seu filho ou sua filha. Seja um pai ou uma mãe motivador(a) e presente.
• Combine com a criança e seu/sua professor(a) uma frequência diária ou semanal não muito longa, principalmente os primeiros anos. Crianças estão em constante movimento e atividade, não gostando, geralmente, de se concentrar em uma só atividade por muito tempo.
• Quando a criança se desmotivar, ou se ela quiser desistir de aprender só porque encontrou um obstáculo, mostre a ela que ela precisa ser persistente.
• Escolha um professor que esteja preparado para ensinar piano a uma criança.
• Essa dica vale para qualquer instrumento: não force demais para que a criança goste de praticar. Às vezes é decepcionante e doloroso para um pai ou uma mãe ver que o gosto do seu / sua filho(a) não é o mesmo que o seu, mas talvez o problema seja com o instrumento. Que tal tentar introduzir outro instrumento e ver como a criança reage?
Ensinar piano para crianças traz muitas vantagens para ela. Haverá um impacto positivo em vários setores da sua vida: desempenho escolar, relação com a família, maior persistência e disciplina na vida adulta. Ele estimulará, também, a parte motora, o raciocínio e as emoções de uma criança.
Aulas de piano devem ser prazerosas, não maçantes. A criança deve ver o piano como uma diversão, um lazer! Portanto, procure o profissional correto para ensinar o seu filho ou sua filha a aprender essa arte.
Recomendados
Peso, altura, largura e comprimento médio de pianos ☚