Como funciona um Piano?

piano funcionamento

De acordo com a classificação Hornbostel-Sachs, o piano é um instrumento de cordas. Você sabia disso? A maioria das pessoas pensa erroneamente que o piano é, na verdade, um instrumento de teclas.

O que explica essa classificação é o fato de que os martelos do piano, que são acionados pelas teclas, encostam nas cordas que estão no interior da estrutura de madeira e pela vibração dessas cordas é que a reprodução do som acontece. Em outras palavras, as teclas do piano comandam os martelos que, por sua vez, tocam as cordas e reproduzem o som.

A forma que um piano funciona é algo realmente muito interessante. Entender isso faz você valorizar ainda mais essa obra de arte e, talvez, começar a não achar TÃO caro esse instrumento. A sua fabricação é muito complexa, praticamente toda artesanal, sendo quase impossível mecanizar a produção. Continue lendo para entender sobre como funciona um piano e assim se sentir mais a vontade na frente de um!

teclas piano

Teclas de um piano

Os pianos possuem, geralmente, 88 teclas: brancas e pretas. Diante delas, você terá essa sequência de notas: graves, médias e agudas. As cordas do piano, produzidas de aço temperado, vão ficando mais grossas quanto mais grave for a nota. A primeira delas, região grave, na esquerda do piano, é representada pela clave de fá. Enquanto isso, a região das notas médias (mais central) é a responsável pelos acordes das músicas.

Por fim, a região aguda, na extrema direita do teclado, é a responsável pela melodia propriamente dita. Sabendo dessa divisão, será mais fácil você entender como tocar as músicas a partir de uma partitura, ou até mesmo improvisando, explorando todas as funcionalidades e melodias que um piano pode oferecer.

som de piano de cauda

Como o som de um piano acontece?

As teclas, quando tocadas, acionam os martelos almofadados (hoje cobertos com feltro, mas antigamente usava-se couro) que estão no interior do piano. Eles, por sua vez, encostam rapidamente em uma ou em um conjunto de cordas de aço tensionadas, reproduzindo o som através da vibração.

Quando se toca a tecla rapidamente, não a deixando pressionada, a figura do abafador de som aparece: ele toca as cordas anteriormente acionadas pelo martelo para silenciá-las. Já se você mantiver pressionando uma tecla, a ou as corda(s) continuarão a vibrar até que o som acabe naturalmente.

duvida pedais piano

Qual a função dos pedais de um piano?

Como explicado acima, quando uma tecla é tocada rapidamente, após o martelo acionar as cordas, um abafador de som encosta nas cordas para silenciá-las. Se, nesse caso, o pedal direito tivesse sido acionado também, ele manteria o abafador levantado, impedindo que ele silenciasse as cordas tocadas. Isso acontece no piano de cauda e no piano vertical.

Já o pedal esquerdo funciona diferente no piano de cauda e no piano vertical, porém o objetivo nos dois é o mesmo: diminuir o volume da nota. No piano vertical, quando acionado esse pedal, faz com que os martelos se aproximem das cordas, reduzindo o volume do som. Já no piano de cauda, ao acionar o pedal esquerdo, o mecanismo de ação do piano se desloca lateralmente, modificando, dessa forma, o ponto onde os martelos e as cordas irão se tocar.

Quando presente o pedal intermediário, pois nem todos os pianos possuem esse outro pedal, ele, ao ser ativado, sustenta as notas que estavam acionadas no momento. As demais teclas que forem tocadas depois da ativação do pedal não irão ser sustentadas.

piano de cauda acústicos

Os pianos acústicos

Nesse artigo estamos explicando a mecânica de um piano acústico, pois os pianos digitais são completamente diferentes. O piano digital, também conhecido como piano eletrônico, não possui nenhuma corda, e gera o som de forma totalmente eletrônica.

No piano de cauda, a caixa de madeira funciona como uma caixa acústica, ou seja, aumentando o som produzido. Dentro dessa caixa, há uma tábua de ressonância ou tampo harmônico, onde se encontram os cavaletes (os pinos de madeira que seguram as cordas, que nesse piano estão na horizontal). São os cavaletes os responsáveis por absorver um pouco da energia da vibração das cordas e transmiti-la para a caixa harmônica.

Nesse piano, os martelos voltam para sua posição inicial sem a ajuda de molas, pois possuem a ajuda da própria gravidade. Já o piano de armário (piano vertical) tem suas cordas tensionadas na vertical, e precisam de molas para que os martelos do piano voltem rapidamente a sua posição inicial.

 

Explicar como funciona um piano não é uma tarefa fácil, e mesmo que esse artigo tenha tentado esmiuçar toda a mecânica envolvida nesse instrumento milenar, com certeza não abordou toda sua complexidade, que vai além da mecânica, pois inclui também os materiais utilizados na sua fabricação.

A fabricação de um piano não parece ser muito fácil, não é mesmo? Esse instrumento mais se assemelha a uma verdadeira obra de arte!

 

Recomendados

⭐ Por que ensinar piano para crianças ☚

⭐ Peso, altura, largura e comprimento médio de pianos ☚