Piano é um dos instrumentos mais conhecidos do mundo e, por ser um instrumento secular, recebeu diferentes variações ao longo dos anos.
Atualmente existe um leque de tipos de pianos, porém não há um melhor que o outro, mas sim um tipo certo para cada tipo de pessoa e realidade. Principalmente para quem está começando, é imprescindível conhecer os principais tipos de piano para saber escolher qual o ideal para seus objetivos atuais.
A maioria dos pianos possui 88 teclas, alguns menos, mas nunca em número inferior a 84 teclas. Também, quase todos os pianos tem 3 pedais, com exceção dos mais antigos e de algumas marcas europeias. Sabendo disso, hoje vamos falar sobre os principais tipos de piano: tamanhos, qualidade, entre outras diferenças.
Piano Acústico
Os pianos acústicos são os clássicos, que possuem uma estrutura grande de madeira.
Há dois tipos de piano acústico:
? Piano de cauda
? Piano vertical
Dentro de cada tipo, existem outros muitos modelos, que iremos explicar a seguir.
Cabe explicar que a qualidade de um piano tem totalmente a ver com o comprimento de suas cordas: quanto maiores, melhor o som (pois menos grossas e rígidas). Por possuírem cordas, os pianos acústicos precisam ser afinados regularmente, diferentes dos digitais que falaremos no final desse artigo.
Pianos de Cauda
Também chamados de piano horizontal, possuem uma caixa harmônica e é o sonho de todo pianista. É aquele piano elegante, que deixa a sala de qualquer um com ar sofisticado. Ele recebe esse nome devido a seu formato e colocação das suas cordas, pois estão na horizontal.
Como regra, quanto maior a caixa harmônica de um piano, maior serão suas cordas e melhor será o som reproduzido (mais limpo). Esse piano é utilizado, principalmente, em shows e em teatros.
? ¼ de Cauda (Mignon ou Petite Grand)
O modelo ¼ de Cauda (Mignon) tem de 134 a 148 cm de comprimento. Esse é o menor piano de cauda, pouco procurado no mercado, e com um som bem inferior aos demais.
? ¼ de Cauda (Baby Grand)
Esse modelo de piano é bem popular, se não o mais popular entre todos os outros pianos de cauda. A qualidade do som é boa, e seu comprimento vai de 148 a 170 cm.
? ½ de Cauda (Parlour Grand)
Esse modelo de piano de cauda tem cerca de 2 metros de comprimento (vai de 174 a 199 cm), ou seja, possui uma boa caixa harmônica e, portanto, cordas longas, proporcionando um ótimo volume sonoro.
? Orquestral (Concert Grand)
O modelo Orquestral é o ideal para concertos e teatros. Ele exige espaços grandes, pois possui um grande volume sonoro. Seu comprimento varia de 228 a 300 cm, e seu valor é bem elevado.
Piano Vertical
Também conhecido como piano de armário, tem um tamanho bem reduzido se comparado com o piano de cauda. As cordas desse piano ficam na vertical, proferindo um som mais profundo.
Quanto mais alto o piano, maiores são suas cordas e, consequentemente, melhor será seu som. Principalmente pelo seu tamanho, é uma boa opção para se ter em casa.
Os pianos verticais mais conhecidos:
? Espineta (Spinet)
Esse modelo de piano vertical é super pequeno. Tem cerca de 90 cm de altura (geralmente de 89 a 94 cm) e uma largura aproximada de 148 cm. Em razão dessa característica, esse modelo perde um pouco o volume sonoro, porém tem a vantagem de se adaptar bem em espaços pequenos.
? Console
O modelo Console é um dos mais vendidos no mercado. Esse tipo de piano vertical tem cerca de 110 cm de altura (100 a 114 cm), 148 cm de comprimento, e seu volume sonoro é consideravelmente bom para o seu tamanho. Esse é um dos modelos de piano mais vendidos no mundo.
? Estúdio
O modelo Estúdio é muito usado em escolas de música. Esse tipo de piano vertical tem de 115 a 121 cm de altura e 148 cm de comprimento. O som é de boa qualidade.
? Professional
O modelo de piano Professional tem cerca de 135 cm de altura (entre 122 a 150 cm), 150 cm de comprimento e, como consequência, um ótimo volume sonoro.
Piano Digital
O piano digital (ou eletrônico) não possui cordas, e gera o som de forma eletrônica. O seu tamanho e seu peso são bem reduzidos, o que torna o piano digital bem mais em conta do que pianos acústicos. Em razão das suas características, o transporte do piano digital é muito mais fácil também.
Geralmente, pianos digitais não passam de 23kgs (super leves se compararmos com os pianos acústicos). Outro ponto forte do piano digital é que eles não precisam ser afinados.
E se você mora em apartamento e tem medo de atrapalhar seus vizinhos enquanto toca piano, aqui vai outra boa notícia: a maioria dos pianos digitais hoje em dia tem a opção de ajustar o volume, e também possui engate para colocar fones de ouvido.
Pianos digitais geralmente possuem sequenciador. E o que isso significa? Essa ferramenta permite você gravar e reproduzir sons. É ideal para você tocar uma música com um acompanhamento diferente, fazendo uma verdadeira performance. Esse instrumento já emocionou muitas pessoas, e não há como discordar que o piano é uma verdadeira arte.
Agora que você sabe quais são os tipos de pianos mais conhecidos para compra, qual é o plano? Vai investir para transformar em realidade esse sonho?
Para visitar a melhor loja virtual e encomendar seu instrumento hoje clique aqui ⇗
Recomendados